Vacinação antirrábica, Campanha acontece neste sábado dia 19 em Cacoal (RO)

Durante todo o dia serão 22 postos distribuídos pelos bairros para vacinar cerca de 1300 animais, entre cães e gatos.

Cacoal – Rondônia: A vacinação será realizada pela Vigilância Ambiental do município, através do Centro de Controle de Zoonoses. De acordo com o coordenador de vigilância ambiental, Gabriel Vieira Antunes, os postos de vacinação ficarão abertos das 08h às 17h. “Além das unidades de saúde, a vacinação acontecerá em pontos estratégicos já conhecidos pela população, como igrejas, escolas e associações”, informa.

O coordenador orienta que manter o animal vacinado contra a raiva é fundamental para segurança e saúde de todos. “A vacina é uma garantia da saúde do bicho em relação à doença, pois o contato com animaia contaminados pode levar a transmissão da doença para o ser humano”, explica.

Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir dos três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não podem ser vacinados.

Para estes casos específicos, o dono do animal deve procurar o Centro de Controle de Zoonoses ou Agentes Comunitários de Saúde, que são responsáveis pela campanha, e farão a aplicação da dose quando ele estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.

De acordo com dados da Vigilância Ambiental, desde 2004 não é registrado casos de raiva canina e felina no munícipio. “Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos”, conclui Gabriel.

Raiva
A raiva é uma zoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico através da saliva do animal infectado. Os cães e gatos são os principais responsáveis pela cadeia de transmissão ao homem em área urbana.

Fonte: G1 RO