Jesuíno Boabaid quer militarização de escolas estaduais em Porto Velho (RO)

O deputado Jesuíno Boabaid indicou ao Poder Executivo e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a militarização em três escolas estaduais de Porto Velho.  A iniciativa, segundo o parlamentar, visa conter a violência praticada por estudantes nas dependências das instituições de ensino.

Na propositura, Boabaid citou as escolas estaduais de ensino fundamental e médio Dr. Oswaldo Piana, Capitão Cláudio Manoel da Costa e Flora Calheiros.

O deputado disse que, além de questões que envolvem a violência entre alunos, a militarização abrange valores de hierarquia, disciplina, baixo desempenho nos estudos e frequência. São aspectos essenciais no ambiente escolar, segundo Jesuíno.

A gestão da escola pública pelos militares, salientou o parlamentar, não alcança apenas a instituição em si, mas toda a comunidade em que está inserida, tendo em vista que a escola é espaço de aprendizagem, de formação de cidadania, de construção de valores e de atitudes para democracia.

O deputado ressaltou que os demais estados federativos já estão adotando o modelo de gestão militar, obtendo diversos fatores positivos, como o desenvolvimento da educação básica, ou seja, aumento da disciplina, bem como o desempenho dos alunos no estudo.

Fonte: ALE/RO – Juliana Martins
Foto: Ana Célia