Em Rondônia: Corregedoria incentiva conciliação na Semana Nacional, de 21 a 25

A Semana Nacional de Conciliação, promovida anualmente pela Corregedoria-Geral de Justiça com a finalidade de conciliar o maior número possível de processos, por meio de acordo entre as partes envolvidas, acontecerá no período de 21 a 25 de novembro, em todo o Estado de Rondônia.

A Campanha, implementada pelo CNJ em 2010, incentuiva a solução de conflitos, envolvendo todos os tribunais brasileiro. O acordo é um meio prático para se resolver questões que, por vias normais, pode demorar mais que o esperado. Na fase preparatória da Semana Nacional da Conciliação, os magistrados fazem uma triagem para escolher os processos passíveis de acordo, dando preferência aos mais antigos.

Na comarca de Porto Velho a coordenação está a cargo do Magistrado João Rolim Luiz Sampaio e, nos municípios do interior, os coordenadores serão os juízes diretores dos fóruns. Todo cidadão que desejar conciliar durante o mutirão, deve procurar o Juízo em que seu processo está tramitando com a antecedência necessária para que a coordenação possa submetê-lo à audiência. Segundo o corregedor-geral de justiça, desembargador Hiram Souza Marques, diante dos resultados obtidos em edições anteriores, a conscientização da cultura pela conciliação tem sido gradativamente ampliada e difundida, contribuindo, sobremaneira para fortalecer a cultura do diálogo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – TJRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + um =