Comarca de Presidente Médici (RO) realiza minicurso de multiplicação do SEI

A Comarca de Presidente Médici/RO promoveu um minicurso de multiplicação do Sistema Eletrônico de Informações – SEI, ministrado pelos servidores Adriano Carlos de Moreira, da Coordenadoria de Informática – Coinf e Flávio Cabral Reis, do Cartório Distribuidor. Esses servidores participaram de um treinamento na capital sobre a nova ferramenta utilizada pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, e agora estão multiplicando os conhecimentos adquiridos junto aos colegas de trabalho.

A iniciativa foi da Juíza de Direito Elisângela Frota Araújo Reis, em parceria com o setor administrativo da Comarca, que percebeu a necessidade de os servidores dominarem as ferramentas do sistema atual – SEI.

Inovação

O SEI é um software livre desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) para a produção e a transmissão de documentos administrativos de forma eletrônica e foi cedido gratuitamente ao TJRO. Implantado em 1º de outubro de 2016, a nova ferramenta é plenamente utilizado no Judiciário, que já capacitou mais de 500 pessoas para multiplicarem esse conhecimento na capital e no interior do Estado. Além da agilidade, o sistema também contribui para a economia de recursos públicos e a preservação do meio ambiente, pois extingue a utilização de papel nesses procedimentos.

Transparência

O avanço tecnológico alcançado com o SEI permite interligar todas as unidades e comarcas, promovendo acessibilidade, celeridade e desburocratização de todas as demandas administrativas. Os usuários externos poderão ver processos públicos de seu interesse, por meio da pesquisa processual ou solicitar vista eletrônica de processos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional – TJRO